quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

mundo mágico das cores

As cores, são a alegria do nosso mundo . Se não as houvesse, nosso mundo seria pálido e sem graça . Tudo seria triste, tudo seria monótono, indecifrável e até depressivo . Pois são as cores, que muitas vezes cuidam de nosso estado emocional . Às vezes estamos tristes, e um pouco de cor é capaz de nos fazer melhores . As cores refletem até nosso estado de ânimo . Quando estamos felizes, cores alegres vestimos, e quando estamos mal sempre vestindo cores escuras . As cores se tornaram fundamentais . Como imaginar um céu sem cor ? Um sol brilhando pálidamente ? A natureza sem seu verde ? É praticamente impossível imaginar tudo isso . Além de ser muito triste imaginar isso, pois as cores são responsáveis também para embelezar as coisas . Então se esses elementos não tivessem cores . Tá, mas vamos falar de um paralelo mais além . Se não existissem cores, se nunca tivesse existido cores, nunca teríamos visto cores, então para a gente seria normal viver em um mundo pálido ( não digo preto e branco, porque estes são cores ) , e se estivessemos acostumados em viver em um mundo pálido, conseguiríamos encontrar beleza de outras formas . Até porque se não conhecessemos as cores, e nem soubessemos como elas são, ou como deixam as coisas bonitas, ou seja...para nós não faria a mínima diferença .
O que faz a diferença, é ter conhecido algo, que no caso são as cores . Por exemplo, à muito tempo atrás na era medieval, as pessoas não sentiam falta dos computadores, e televisão ... Pois não existia, então para eles não fazia a mínima diferença . É a mesma coisa com nós terráqueos . Se nunca tivessemos visto cores, não sentiríamos falta delas . A partir do momento em que conhecemos algo, essa coisa se torna ou não parte do ambiente em que vivemos . E assim passamos a dar importância, então quando saí do ambiente em que vivemos sentimos falta, e isso se dá apenas por já termos conhecido e vivenciado essa coisa qualquer . Ter conhecido é que faz a diferença . É como diz o pequeno príncipe sobre se apegar as coisas .

"
- O que quer dizer cativar ?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços...
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
E eu não tenho necessidade de ti.
E tu não tens necessidade de mim.
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo... ( O Pequeno Príncipe ) "

A questão das cores vale para tudo . Tudo o que conhecemos, se torna parte de nosso mundo . E assim vai se tornando diferente para nós . Tudo o que cativas será importante para ti .
Outro pedaço :

"
- Por favor... cativa-me disse ela.
- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos, Se tu queres um amigo, cativa-me !
- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva.
- Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto ...
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração ... É preciso ritos.
- Que é um rito? perguntou o principezinho.
- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa, É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias !
Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah ! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse ...
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vais chorar ! disse o principezinho.
- vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada !
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.

Foi o principezinho rever as rosas:
- Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo.
E as rosas estavam desapontadas.
- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. " ( O Pequeno Príncipe)

Muito incrível né ? O que cativamos se faz único para nós . *-* Que coisa mais linda . Por isso eu digo que Antoine Saint Exupéry era o cara, sou muito fan dele e do meu príncipezinho . (:>
É isso gente, espero que isso tenha servido de algo para vocês .

/Amonos
:* besos



Nenhum comentário:

Postar um comentário